Propósito como base para Atração e Engajamento de Talentos

Propósito e fit cultural, tem sido os requisitos inflexíveis tanto para empresas na aprovação de profissionais, quanto de profissionais ao escolherem as empresas para as quais desejam pleitear uma vaga.

A empresa precisa contratar pessoas que acreditem em seus produtos e/ou serviços e tenham paixão pelo que fazem. O profissional por sua vez, deseja trabalhar em uma empresa, cujos valores sejam congruentes com os seus e sentir que vai lutar por uma causa nobre.

Para se consolidar e criar uma reputação de empresa com propósito, os acionistas, alta administração e líderem devem compartilhar dos mesmos princípios e valores e convergirem com entusiasmo em torno da causa e significado comum pelos quais trabalham.

Os mais poderosos movimentos da história tiveram motivações morais, seja por lutas pela independência ou pela igualdade de direitos.

Ter clareza de identidade (quem) e propósito (porque) são a chave para manter o vigor da cultura e claro, porque pessoas talentosas almejam causas inspiradoras.

 

Senso de Propósito

É a consciência do legado que a empresa pretende deixar e, especialmente, o caminho que ela vai percorrer para isso.

Um propósito traz a sensação de pertencer a algo maior, proporciona lealdade, força para superar pressões e é um catalisador de ação.

O propósito gera o sentimento de envolvimento e causa que move o colaborador a fazer o seu melhor.

Esse senso deve ser frequentemente revisitado ao passar do tempo especialmente em ocasiões de mudanças no cenário mundial, a fim de rever tendências e métodos de engajamento das pessoas.

Um grande exemplo disso, são as características dos millenials e geração z, que segundo pesquisas, seu propósito está acima do valor recebido ao final do mês. São consumidores socialmente conscientes e se identificam com empresas que tratam colaboradores de forma justa e fazem contribuições para a melhoria da sociedade.

 

Não se trata de “como” se tornar, mas “porque”.

É lidar com propósito e motivação em vez de métodos.

Quando temos um “porquê”, encontraremos com facilidade um “como”.

 

8 Critérios-chave para estabelecer o Propósito

 

  1. Nunca é objetivo
  2. Deve vir do coração e não da mente
  3. É grande e inspirador
  4. Deve agregar
  5. Não se refere apenas ao financeiro
  6. Deve ser compartilhado e vivenciado
  7. Deve ser expresso em poucas palavras
  8. Deve proporcionar um efeito ahá!

 

Liderança com Propósito

Grandes empresas conservam líderes que sabem quem eles são e o que pretendem fazer. Grandes líderes se entregam e levam toda a sua personalidade para o trabalho: corpo, mente e espírito.

Sabem que aquilo que estão fazendo tem significado e sabem porque estão fazendo.

 

Engajamento: é a medida em que os colaboradores se sentem apaixonados por seus empregos, comprometidos com a organização e empregam os melhores esforços em seu trabalho.

Senso de identidade

É consciência da sua autenticidade. As empresas são diferenciadas por meio de elementos que juntos mostram seus diferenciais perante a concorrentes diretos, indiretos e stakeholders.

Sem ter clareza da real identidade, empresas “inventam”equivocadamente seus propósitos. Todos estão suscetíveis aos apelos da mídia que afirmam que podemos encontrar nossa identidade consumindo ou conquistando. Por outro lado, quando temos clareza da identidade, ela nos direciona e possibilita construir unidade intercultural.

Razões para ter uma forte declaração de propósito

– Conquistar melhores resultados: Colaboradores com senso de propósito aguçado, são guiados pelos padrões de identidade da empresa e os resultados são potencializados através de engajamento na causa e objetivos.

– Manter a empresa inovadora e atualizada: Colaboradores engajados, tendem a focar no futuro, obtendo por meio deles, bons caminhos para a inovação, atualização e evolução constante da empresa.

– Competitividade: Colaboradores engajados buscam aperfeiçoamento constante. Devido aos frutos dessas ações, obtém alto nível de excelência e por fim uma maior parcela de mercado.

– Desejada pelos melhores talentos: Uma empresa bem posicionada, chama a atenção dos melhores perfis. Por exemplo, no segmento de tecnologia, quem não gostaria de trabalhar para o Google ou Apple? Isso porque o propósito dessas empresas dá significado relevante ao trabalho dos profissionais. Se trata de um objetivo mais moral que empresarial, atraindo assim perfis de profissionais de alto nível e destaque.

 

Como criar uma Declaração de Propósitos

Gostaria de destacar sua empresa por meio da identidade e propósito?

As respostas às perguntas abaixo podem te indicar o caminho.

 

  1. Identifique as reais motivações
  • Qual é o legado que a sua empresa deseja passar para as próximas gerações?
  • Quais são os diferenciais (produtos ou serviços) da empresa?
  • Qual é o tipo de impacto que sua empresa quer gerar nas pessoas? (Clientes internos e externos).
  • Como as áreas de sua organização contribuem para o crescimento desses objetivos?

 

  1. Estabeleça os seus pilares institucionais
  • Mais do que frases de efeito, estabeleça a missão, visão e valores da organização.
  • Seus pilares institucionais devem ser claramente comunicados e estar presentes em todas as ações de cada colaborador.

 

Como fortalecer o engajamento:

  1. Ambiente:
  • Desenvolva um ambiente interno e externo saudável, que promova o crescimento individual e coletivo.

 

  1. Celebre as conquistas:
  • Crie um clima de anseio por resultados, comemorando com a equipe cada conquista.
  • Mantenha sua equipe unida, informando que ela faz parte do progresso e da história da empresa.

 

  1. Senso de pertencimento:
  • Incentive seus colaboradores a desenvolverem o intra empreendedorismo, que por consequência gera maior autonomia, capacidade de solucionar problemas e compromentimento.
  • Encoraje as pessoas a expôr suas ideias, assegurando que estejam direcionadas pelos fundamentos da organização.

 

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