Lifelong Learning. A importância de nunca parar de estudar

Traduzindo de forma literal, Lifelong Learning é o ato de aprender continuamente durante a vida. Se trata de um modelo que encara o aprendizado como algo contínuo, ininterrupto, nas áreas do conhecimento, habilidades e competências para que estejamos preparados para as adaptações que acontecem na sociedade e como consequência no mundo dos negócios.

 

Lifelong Learning é geralmente desenvolvido após os anos colegiais onde o estudo é orientado e depois passa a ser auto-desenvolvido. Ou seja, o indivíduo passa a buscar o conhecimento por interesse próprio.

 

Sempre citamos aqui na página  a importância de nunca parar de evoluir, mas essa técnica vai além, ela aprofunda a teoria do aprendizado flexível, aberto a todos os momentos e situações, para assim estarmos em constante evolução.

 

O Lifelong Learning incentiva novos aprendizados, abertura de caminhos antes nunca percorridos, mas não estamos falando de sempre ser “básico” ou “iniciante” em algo, mas sim em sempre buscar novos aprendizados e aperfeiçoar-se nos já conquistados.

 

Dito isso, quais são os principais pilares, ou quais áreas podem receber mais ênfase no processo de aprendizado do Lifelong Learning? Segundo Mackeracher, D. (2004). em Making Sense of Adult Learning, o aprendizado reflexivo que é o processo de fazer / errar / aprender e o pensamento crítico são as áreas bases do Lifelong Learning para desenvolvimento.

 

E você? Já está planejando sua jornada Lifelong Learning? Conte para nós como é sua rotina de aprendizado. Sua opinião é muito importante para incentivar novos adeptos dessa modalidade.

Compartilhar
VEJA TAMBÉM
Artigos

O futuro do trabalho

Artigos

Propósito como base para Atração e Engajamento de Talentos

Imprensa

Razões para contratar uma consultoria de recursos humanos

Cadastre-se e receba todas as novidades